sábado, 18 de julho de 2015

Top Praias para surf no Brasil

A costa brasileira oferece de norte a sul surfe de primeira linha. Ondas tubulares ou longas, beach-breaks como point-breaks, badalação e tranquilidade.

 Pensando nos Surfistas de plantão separei algumas dicas de praias para aqueles que estão iniciando no mundo do Surf e para aqueles que já estão. Divirtam-se!

Foto: Bruno Veiga - Praia Cacimba do Padre - Fernando de Noronha


Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE) - Além de ser um lugar paradisíaco, Fernando de Noronha tem um excelente pico de surfe, a praia da Cacimba do Padre. O diferencial da Cacimba do Padre são os tubos cilíndricos que lá se formam. As ondas são fortes e tubulares. As melhores ondas da praia se formam no verão. A praia, oferece ondas que chegam a 4 metros de altura.

Praia do Barravento, Salvador (BA) - O local é conhecido por suas ondas altas, tubulares e fortes. As ondas na praia chegam a mais de 2m de altura. A melhor época do ano para visitar é o inverno.

Praia do Forte, Salvador (BA) - A famosa praia não atrai apenas turistas em busca de um lugar paradisíaco, mas também é um dos points favoritos dos surfistas baianos.A qualidade da onda da praia do Forte é reconhecida internacionalmente, graças ao fundo de coral.
Segundo especialistas, o fundo do mar influencia na qualidade das ondas e o fundo de coral é um dos que produzem melhores ondas. O inverno é a melhor época do ano para surfar por lá.



Praia do Serrambi, Ipojuca (CE) - As ondas não são tão grandes e nem sempre o vento está bom, mas a formação é perfeita para quem gosta de pegar ondas fortes e tubulares

Praia da Carnaubinha, Paracuru (CE) - Conhecida como Hawaiizinho por suas ondas altas.

Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) - As ondas de Saquarema lembram as do Hawaii, precisa falar mais alguma coisa?

Maresias, São Sebastião (SP) - A praia já foi sede de etapas de campeonatos mundiais e atraí surfistas de todos os cantos do mundo. O fundo de areia proporciona ondas boas com qualquer tamanho.

Gabriel Medina em Maresias

Praia de Itacoatiara, Niterói (RJ) - A praia de Itacoatiara é o pico do surfe em Niterói e recebe várias competições da modalidade. Em Itacoatiara, os surfistas dividem espaço com a galera do bodyboard e com quem quer apenas se divertir pegando jacaré.

Ilha Mãe, Niterói (RJ) - Essa é para quem gosta de ondas grandes. As ondas são bem fortes e tubulares. A praia fica entre duas montanhas e é cercada por vegetação praticamente intacta, o que dá um visual deslumbrante.

Praia do Campeche, Florianópolis (SC) - A praia do Campeche é o paraíso do surfe em Santa Catarina. Surfistas de todo o mundo vão para o sul do país atrás das famosas ondas do Campeche, que chegam a 1m de altura no inverno. A praia tem muitas ondas longas com perfeição e a melhor época é de 10 de julho a 10 de setembro.
Mas é bom tomar cuidado, pois a praia costuma receber a visita de baleias francas.

Pico de Matinhos, Matinhos (PR) - O Pico de Matinhos é uma das praias mais populares do país. É uma das ondas mais intensas.
Praia do Campeche - Florianópolis

Entenda a Diferença:

Beach Break: São praias nas quais as ondas quebram em um fundo de areia. Ideal para quem está começando a surfar. Aqui no litoral brasileiro são a maioria. 
Por ser um fundo de areia, as condições climáticas movimentam este solo, alterando a formação das ondas constantemente. 

Point Break: O solo é formado por pedras, tornando o fundo do mar muito mais estático do que no beach break. Com a ondulação entrando do quadrante certo e pouco vento, a onda é sempre igual, tornando a sua leitura mais fácil e precisa. 
Porém há alguns cuidados que você deve tomar surfando nesses picos, geralmente é uma onda mais forte, e com a maré seca, tomar uma vaca pode não ser muito bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário