quarta-feira, 8 de julho de 2015

Observação de Baleias-Francas em Santa Catarina


Já tive a oportunidade de observar uma Baleia Franca de perto na Guarda do Embaú em Santa Catarina e gostaria de indicar a aqueles que poderem ir. 

Todos os anos, de julho a novembro, os cetáceos chegam à Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que abrange nove municípios catarinenses, para a temporada de reprodução. Durante esse período é possível fazer passeios de barco para chegar próximo às mães e aos filhotes que, curiosos, se aproximam das embarcações para checar os turistas.
Os passeios de observação de baleias acontecem na APA da Baleia Franca e são regulamentados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
É recomendável confirmar a reserva, pois os passeios podem ser cancelados devido às condições climáticas e da maré. O Valor médio por pessoa é de R$90,00.

PARA ECONOMIZAR: Geralmente pares de mãe e filhote são avistados, nadando em paralelo à costa, e muitas vezes expondo a enorme nadadeira peitoral ou a cauda, ou dando impressionantes saltos fora d´água - tudo isso muito perto da praia!

SAIBA MAIS: Entre os meses de dezembro e abril as baleias-francas permanecem em águas próximas à Antártica onde se alimentam de pequenos crustáceos, principalmente krill. Quando o inverno começa a chegar, elas iniciam sua migração para lugares mais quentes e rasos, onde darão a luz a filhotes longe dos predadores que espreitam em águas profundas. Em julho são avistadas as primeiras baleias que abrem a temporada de acasalamento e reprodução no litoral catarinense. A concentração de francas chega ao seu ápice entre meados de agosto e meados de setembro (a melhor época para fazer os passeios). Em novembro as últimas baleias começam a deixar as águas de Santa Catarina para buscar alimento em alto mar.



DICA DO BLOG: Mês de Agosto é baixa temporada em locais como a Guarda do Embaú, por tanto, as hospedagens saem super em conta. Para economizar mais ainda, negocie o aluguel de uma casa com algum local. Muitos deles possuem casas para aluguel na temporada e essas ficam vazias na baixa. O preço cai absurdamente. 
Para observar as baleias e ainda curtir um visual incrível, pegue a trilha sentindo prainha ou praia da barra e vá até a pedra que contorna com a Pinheira. A Trilha é Fácil e leva poucos minutos para chegar até a pedra. Pronto! Agora é só curtir o visual e sentir a sensação incrível de ver a graciosa Baleia saltando. É de chorar de emoção!


Foto: Jupiterimages/ Photos.com; Web; Paula Sarra

2 comentários: